Encontro reúne 80 bonecos gigantes em desfile animado por orquestras de frevo em Olinda

Há 33 anos, mantendo uma tradição que já faz parte do carnaval de Olinda, o Encontro de Bonecos Gigantes realizou, nesta terça-feira (25), o desfile pelas ruas do Sítio Histórico. O cortejo de 80 bonecos saiu do Largo de Guadalupe e seguiu até a sede da prefeitura, arrastando uma multidão de foliões ao som das orquestras de frevo.

O artista plástico Sílvio Botelho, organizador do encontro, explicou que a ideia desde o princípio é homenagear figuras do estado. “Aqui, é só cultura do estado. Gente nossa, que faz a folia e alegria do pernambucano acontecer o ano inteiro”, afirmou.

Além de gigantes que representam personalidades pernambucanas, como Palhaço Chocolate, Selma do Cocô e Maestro Spok, o desfile trouxe criações de Botelho, como o Menino da Tarde, filho do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia, e o boneco John Travolta.

O cortejo teve cinco orquestras animando os foliões, que seguiram pelas ladeiras junto aos bonecos.

Mesmo representando figuras regionais, os gigantes fizeram sucesso com turistas de outros locais do país. Fábio Santana, 33 anos, trocou o carnaval do Rio de Janeiro por Pernambuco pela primeira vez, a a convite do amigo recifense João Alves, de 36 anos. “Estou realmente apaixonado. Adorei os bonecos, as orquestras tocando frevo”, disse o carioca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *