Mentalidade positiva ajuda a passar a quarentena com tranquilidade

Vários sãos os relatos de pessoas que manifestam preocupações, desânimo e ansiedade diante do longo período de quarentena estabelecida pelo governo estadual devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com Marcela Zanardo, especialista em liderança e gestão de pessoas, atitude mental positiva é fundamental para atravessar esse período.

Marcela Zanardo, especialista em liderança e gestão de pessoas

Atitude mental é um poder que está dentro de cada pessoa e, se bem desenvolvida, oferece a possibilidade de transformar adversidades em oportunidades ricas e desejáveis. “Muitas vezes, esse poder fica adormecido e precisamos de ferramentas para despertá-lo. Nossa mente é a única coisa que podemos controlar. Ou a controlamos ou permitimos que outras forças o façam. Quando passamos o controle para essas forças, desenvolvemos o negativismo”, diz Marcela.

Ela afirma que o controle da mente permite que a pessoa lide com qualquer adversidade, pois ao longo da vida isso irá se repetir e o modo de enfrentamento é que vai determinar se a experiência será positiva ou negativa. “Podemos equilibrar a mente por meio do controle das nossas emoções, tanto das positivas quanto das negativas. Emoções são forças que nos levam a ações e, dependendo de como nós as controlamos, elas podem ser o caminho para o ápice da realização pessoal e profissional ou para as profundezas do fracasso”, alerta.

Controlar os hábitos de pensamentos dominantes é outro desafio. Eles tendem a produzir as circunstâncias que ocupam a mente com maior frequência, portanto, segundo a especialista, é preciso mantê-la ocupada com aquilo que se deseja alcançar. “Se queremos prosperidade, quando pensamos o quão prósperos podemos ser, começamos a desenvolver ideias. São elas que nos levarão ao planejamento das ações para alcançar esse objetivo”, aconselha.

Exercer a gratidão também é uma forma de controlar os pensamentos. A gratidão é uma qualidade que representa um sentimento poderoso e profundo. A orientação é para usar esse sentimento em orações ou meditações para reconhecer todas as bênçãos recebidas, até mesmo as que não foram solicitadas.

Outra recomendação é manter o entusiasmo, palavra que vem do grego e que significa “em Deus”, ou seja, a energia divina em cada ser. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais. “Ficamos entusiasmados quando colocamos forte emoção em nossas palavras e ações e essa força magnética atrai as pessoas para perto de nós. O entusiasmo por si só é considerado um estado de espírito otimista”, indica.

Por fim, Marcela alerta que cada pessoa precisa confiar em si. Essa capacidade permanente de ter fé leva a acreditar na realização dos planos. “Conseguimos fazer isso quando dominamos nossos medos e sanamos dúvidas. Por meio do nosso pensamento, alimentamos o que desejamos e elaboramos as ações que realizaremos para alcançar as metas. Desta forma, excluímos todos os pensamentos sobre as dificuldades que possamos enfrentar. Isso não significa deixar de analisar riscos, mas sim focar nos benefícios”, diz Marcela.

Uma boa ferramenta para isso é a autossugestão, que é a maneira como cada pessoa alimenta a mente com crenças que levam à realização de objetivos. A autossugestão tem o poder de transformar uma crença em realidade física. “Todas as ferramentas apresentadas são métodos pelos quais podemos aproveitar poderes, que talvez antes nunca tínhamos utilizado, para alcançar tudo aquilo que desejarmos”, conclui.

Por: João Paulo Baxega | Dínamus assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *